Secretaria da Educação de Guaratinguetá promove acesso ao teatro para 4500 alunos
Secretaria da Educação de Guaratinguetá realizou uma ação educacional marcante neste segundo semestre, proporcionando a 4500 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a oportunidade de vivenciar a magia do teatro.
Os estudantes da Educação Infantil (Fase II) e do 1º ano do Ensino Fundamental I assistiram à peça “O Mundo no Quintal da Jujú”, apresentada no Museu Frei Galvão. Com roteiro inspirado em obras de Ruth Guimarães e contos populares, a peça explorou temas como amizade, diversidade, sustentabilidade e a importância da imaginação na infância. Cerca de 2000 alunos acompanharam o espetáculo, que combinou elementos lúdicos e educativos.
Os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além dos participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram ao Teatrim em Lorena para assistir à peça “Tripartida”, dirigida por Caio de Andrade. O espetáculo, com interpretação de Kauã Marques, e musicista Lucas Siqueira, apresentou um fictício vendedor de livros que, na efervescente cidade do Rio de Janeiro em 1910, cruzou caminhos com grandes nomes da literatura brasileira: Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio. Essa peça foi assistida por aproximadamente 1200 alunos.
Já os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram contato com a história ambientada nos anos 1920 através da peça “O Jeca Voador”, também apresentada no Teatrim. A trama abordou o contraste entre o mundo rural e urbano, proporcionando reflexões sobre mudanças culturais e históricas. Cerca de 1300 alunos participaram dessa experiência.
Além das apresentações voltadas aos estudantes, gestores, coordenadores escolares e membros da Oficina Pedagógica também tiveram acesso a espetáculos em sessões especiais, ampliando a iniciativa de valorização da arte na educação.
Essa iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenação Pedagógica de Área de Arte, reforça o compromisso da Prefeitura de Guaratinguetá em integrar a cultura e a educação, utilizando o teatro como ferramenta para enriquecer o aprendizado e estimular a reflexão.