Saiba como acabar com os mosquitos Aedes Aegypti e prevenir doenças

Com o objetivo de continuar a conscientização contra a dengue e prevenir as doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde ressalta a importância de que todos fiquem atentos e tomem medidas de precaução. Lembrando que os mosquitos preferem ficar dentro dos cômodos dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzir, uma forma de prevenir a doença é eliminar os mosquitos adultos usando inseticidas.

Em caso de nebulização, é necessário seguir algumas orientações:

  • Deixe portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida.
  • Guarde alimentos, água e utensílios de cozinha em locais fechados ou cobertos.
  • Retire roupas de cama, mesa e banho que estejam em uso.
  • Cubra ou remova carros, bicicletas, carrinhos de bebê e outros objetos.
  • Durante a aplicação do inseticida, as pessoas devem permanecer do lado de fora da casa, na calçada em frente, junto com crianças, idosos e animais de estimação. Elas só devem retornar à casa depois de 30 minutos, quando a aplicação estiver concluída.

Observação: A nebulização só é realizada quando temos casos positivos de dengue no local.

Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas devem ficar em um cômodo com as portas e janelas fechadas por 30 minutos após a aplicação. Nesse caso, é recomendável vedar as frestas das portas e janelas.

É importante ressaltar que o inseticida irá eliminar apenas os mosquitos adultos presentes na casa durante a aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, é necessário continuar eliminando recipientes que possam acumular água regularmente.

Pular para o conteúdo