Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio, além de uma das Sete Maravilhas de Guaratinguetá, é o monumento mais antigo da cidade. Em 1630 foi construída originalmente em pau a pique com cobertura de palha, e em torno de si foi desenvolvendo-se a cidade, que ficava entre o caminho do ouro e o litoral.


A igreja passou por diversas mudanças ao longo dos anos, se afastando de sua forma original. Em 1817, o arquiteto austríaco Thomas Ender realizou um desenho que mais tarde serviria de inspiração para as reformas realizadas entre 1773-1780.


O estilo da construção é predominantemente barroca e, assumiu sua configuração atual após as modificações entre 1822 e 1847. Na sua torre direita, construída em 1817, há um relógio colocado em 1899 e sinos de 1856. A torre esquerda foi concluída em 1892. O interior da Igreja também segue o estilo barroco, apesar de também poder ser observada certa referência ao Rococó.


Além disso, a Matriz também foi o local da primeira missa realizada pela Santo Frei Galvão, em 1762. O tombamento da igreja se deu pela Lei Municipal n.º 177, de 26 de junho de 1952, que a declara “obra de valor histórico como monumento da fundação de Guaratinguetá”.


Sobre as pílulas de Frei Galvão:

As pílulas de Frei Galvão, segundo a história, são pedaços de papel contendo uma frase do ofício de Nossa Senhora: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”. Estas pílulas foram passadas pelo santo inicialmente a um homem enfermo por pedras nos rins, e mais tarde para uma mulher que encontrava-se em trabalho de parto correndo o risco de falecer. Ambos, depois de ingerir as pílulas, puderam ser atendidos e melhoraram seu estado de saúde.


Depois disso, a fama das pílulas de Frei Galvão se espalhou. A população passou a buscar pelas pílulas com tal frequência, que elas começaram a ser confeccionadas no Mosteiro da Luz e distribuídas gratuitamente. Em Guaratinguetá, as pílulas são distribuídas no Santuário de Frei Galvão, no Seminário de Frei Galvão e na Catedral de Santo Antônio, tanto de forma presencial, como por correspondência.


Na Matriz de Santo Antônio, as pílulas são distribuídas das 8h às 17h, todos os dias.

Skip to content