Guaratinguetá recebe seminário sobre RPPN na Serra da Mantiqueira

A Estância Turística de Guaratinguetá recebeu nesta terça-feira, 26 de setembro, o Seminário sobre a Reserva Particular de Patrimônio Natural na Serra da Mantiqueira. A coordenação do evento, realizado no Hotel Lotus, foi de responsabilidade do Grupo de Trabalho Serra da Mantiqueira (GT Mantiqueira), encarregado por uma série de estudos e ações de proteção e desenvolvimento sustentável na região, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do GT RPPNs do CONAPAM – Conselho da APA da Mantiqueira.

O evento foi contemplado com a participação do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, que durante seu discurso fomentou a criação de novas RPPNs para a proteção de recursos naturais e ressaltou que salvo a designação de patrimônio natural, a Serra da Mantiqueira possui resguardo hídrico e uma grande importância na proteção da biodiversidade, onde deve-se envolver todos os atores do processo na discussão.

Na ocasião, Brusadin assinou a nova versão da Resolução SMA, que criou o GT Mantiqueira, na qual foram incluídas, como membros permanentes, importantes instituições como as prefeituras de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Lavrinhas, Piquete e Queluz, além do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre outros. E também anunciou que o GT Mantiqueira está incumbido de elaborar, em 90 dias, o projeto para a criação do “Fórum Paulista Permanente de Discussão sobre a Serra da Mantiqueira”.

Além do Secretário, também agraciaram o seminário, o Prefeito Marcus Soliva, o coordenador do GT Mantiqueira, Ítalo Mazzarello, o Gestor da APA da Serra da Mantiqueira ICMBIO, Paulo Henrique Borges, o Diretor da Fundação Florestal, Walter Tesch, a prefeita de Piquete, Teca Gouvêa, entre demais autoridades e instituições.

Durante a conferência, o público formado por interessados na conservação ambiental na Serra da Mantiqueira, especialmente proprietários de terras, participaram de palestras de conscientização, ministradas pelos especialistas: Malu Freire (GT Mantiqueira), José Luiz de Carvalho (Instituto Florestal), Oswaldo Fariba (Fundação Florestal), Flávio Ojidos (FREPESP), José Sávio Monteiro (GT RPPNs) e Wander Bastos (GT Boas Práticas), e debateram sobre os temas relativos à criação de RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural, suas vantagens e desafios.

O seminário dispôs do apoio da Associação dos Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba (Assirvap), da APA Mantiqueira, da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (Frepesp), da Fundação Florestal (FF), do Sindicato Rural de Cruzeiro/Lavrinhas e do Sindicato Rural de Guaratinguetá.

Skip to content