Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A eleição das Sete Maravilhas de Guaratinguetá se deu através de um projeto das Câmara dos Vereadores da cidade, de autoria de João Pita Canettieri. Foram selecionados locais do patrimônio histórico arquitetônico, fazendas, igrejas, lugares e fatos da nossa cultura. Mais tarde, foi feita a votação de forma virtual e presencial, com mais de 120 mil participações, que escolheram quais seriam as maravilhas preferidas dos guaratinguetaenses.

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é uma das Sete Maravilhas de Guaratinguetá, e recebe diariamente turistas religiosos, que passam pelo circuito religioso do Vale do Paraíba. Ela fica localizada ao lado do Memorial Filhas de Maria Auxiliadora, nosso mais novo museu.

Enquanto construía o Orfanato para meninas pobres de Guaratinguetá, Monsenhor João Filippo quis dedicar e colocar sob a proteção de Nossa Senhora a construção. Para tal, o padre foi à França, de onde trouxe algumas pedras do mesmo local da aparição de Nossa Senhora de Lourdes. As pedras foram colocadas aos pés da imagem da santa, num pequeno reservatório, por onde passa toda a água das bicas.

As graças alcançadas são documentadas de forma digital, sendo algumas fixadas no mural da capela. A gruta se tornou fonte de bênçãos aos visitantes, primeiro atraindo devotos de Guaratinguetá e região, e hoje sendo ponto de parada para peregrinos de todo o Brasil. No ano de 2019, por exemplo, mais de 96 mil romeiros visitaram o local.