Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)

Em 1950 unificou-se as duas antigas instituições que formavam profissionais para a Força Aérea Brasileira, estabelecendo a Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá. A EEAR foi instalada onde antes ficavam a Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica. Parte das construções originais da Escola de Agricultura são mantidas até hoje e, pode ser identificado por um painel de azulejos. A obra pode ser vista na parte frontal e superior do Pavilhão Prefeito André Broca Filho (homenagem ao político que realizou esforços no sentido de trazer a Aeronáutica para a cidade de Guaratinguetá).


Com aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, 93 prédios administrativos e 416 residências, distribuídos em três vilas militares: Vila dos Oficiais, Vila dos Suboficiais e Sargentos e Vila de Cabos e Taifeiros. O complexo também abriga a Escola Estadual Rogério Lacaz, que atende 271 alunos, do 6° ao 9° ano, em período integral.


Por fim, ocorre anualmente o encontro de veteranos da aeronáutica “De Volta ao Berço”. Organizada pela Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências (A.M.I.G.A.) em conjunto com a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), o evento faz parte do Calendário Turístico de Guaratinguetá. O objetivo do encontro é reunir militares da reserva e reformados, ex-alunos da escola militar e veteranos, no local onde suas carreiras tiveram início.

Skip to content