Atendimento humanizado: conheça o serviço concedido pelos ”ACS” e ”ACE” aos moradores de Guaratinguetá

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar dos moradores de Guaratinguetá.

Seus objetivos são variados e visam atender às necessidades específicas de suas comunidades, como práticas de vida saudáveis e a prevenir doenças, auxílio na marcação de consultas, acompanhamento de pacientes em suas visitas médicas e, em momentos de surtos ou epidemias, os agentes desempenham um papel crucial na identificação precoce de casos, no rastreamento de contatos e na disseminação de informações de prevenção.

Desta forma, eles visitam diariamente as residências, atuando como elos de ligação entre os moradores e os serviços públicos de saúde. Mas claro, para que esse trabalho profissional tenha um resultado positivo na cidade, é fundamental que as famílias abram as portas para recebê-los.

Mirela Caroline dos Santos Sansevero é ACE e contou que o trabalho que realiza está no contato direto com o munícipe, com dedicação de porta em porta, fazendo parte da atenção primária, trabalhando de forma preventiva, sendo a “porta de entrada do SUS”.

‘’Fazemos visitas na cidade toda, com atenção principalmente nos casos de dengue, que é o quadro epidemiológico que mais exige prevenção no caso do nosso município. Mas em nossas atribuições se encontram também a prevenção e orientação de outras doenças transmitidas por vetores, como chikungunya, zika, leishmaniose, entre outros. Fazemos também trabalhos educativos em parceria com as escolas e instituições em geral’’, disse Mirela Caroline.

A mesma afirma ainda que, atualmente, o município de Guaratinguetá conta com alguns agentes de saúde e agentes de combate à endemias certificados, com curso técnico de vigilância em saúde, oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com o município, através do programa Saúde com Agente; tendo a primeira turma do curso concluída no mês de agosto.

‘’Eu agradeço a oportunidade desse aprendizado e friso a importância, necessidade dessa adesão que foi feita por parte do município. E vale ressaltar a importância dos munícipes na autorização do trabalho dos agentes em suas casas, pois trabalhando em conjunto com a gestão e os munícipes teremos uma cidade melhor’’, concluiu Mirela Caroline.

De acordo com Bruna Espíndola Quintino, diretora Administrativa da Saúde, atualmente o trabalho realizado pelos ACS é de 57 agentes e os ACE são 31 agentes no município.

E falando em trabalho, Silvana Maria Carneiro está há 12 anos trabalhando como ACS na UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro da Rocinha. Todos os dias, Silvana acompanha os seus pacientes e fornece informações e orientações para lhes servir de prevenção para hábitos ou estilos de vida saudáveis. Dando suporte na reabilitação e inserção dessas pessoas nas rotinas que estavam acostumadas ou a ver novos horizontes; dependendo do problema de cada um.

‘’O Agente de Saúde é o elo entre as pessoas e o serviço de saúde, atuamos no mais íntimo das pessoas: dentro da casa delas. Pra mim, poder ajudar a mudar as vidas das pessoas através do meu trabalho… não tem preço. Eu adoro o meu trabalho’, conclui Silvana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content