Atenção Guaratinguetá!

27/06/2024

Campanha de conscientização sobre a necessidade de prevenção contra a raiva em animais herbívoros (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equinos) visando o controle da população de morcegos hematófagos.

A Secretaria Municipal de Agricultura alerta os produtores sobre a importância de manter em dia a vacinação do rebanho contra a raiva, uma vez que, a raiva é uma zoonose causada por um Rabdovirus neurotrópico, que pode atingir todos os mamíferos. Entre os herbívoros, a fonte de infecção mais importante é a mordida do morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus, também conhecido como morcego vampiro.

Em herbívoros, a doença se manifesta com sintomas de paralisia, queda, tremores, movimentos de pedalagem e dilatação da pupila. Uma vez manifestos os sintomas clínicos não há tratamento e a raiva é letal.

A prevenção consiste nas estratégias de vacinação de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equinos e no controle da população de morcegos hematófagos. A vacinação é recomendada a partir de três meses de idade, com reforço após 30 dias e revacinação anual para controle.

A secretaria apoia o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente à Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Pular para o conteúdo