Secretaria de Saúde alerta: Proteja-se nesse Carnaval

26/02/2019

A Secretaria Municipal de Saúde, durante o ano de 2018 e até o presente momento do ano de 2019, não registrou nenhum caso confirmado de dengue na cidade. Contudo, alguns municípios do Vale do Paraíba e do litoral norte já registram casos de dengue. E com a chegada do carnaval é importante não descuidar da saúde. Pensando nisso, a Secretaria, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, listou algumas dicas para você se proteger da Dengue, Zika e Chikungunya neste carnaval. Confira:

Use repelente. Ele tem a função de evitar a aproximação do mosquito, consequentemente a picada e a transmissão das doenças. Deve ser usado produtos em gel, creme ou loção (com registro na ANVISA) e aplicados sempre pela manhã e reaplicados a cada 2 horas, já que o mosquito tem hábitos diurnos.

Em caso de viagem, não esqueça de fazer uma vistoria em sua casa, evitando que fique água parada. Certifique-se de que seus ralos estão telados, deixe vasos e caixas de descarga tampados.

Previna-se contra a febre amarela. Muitas pessoas viajam afim de aproveitar as festividades em outras cidades, mas é importante se prevenir contra a febre amarela. Ela pode ser evitada com a vacinação. A doença também é transmitida por mosquitos.

Vale ressaltar que a vacina precisa de, no mínimo, 10 dias para fazer efeito e proteger o corpo do vírus, por isso se você não está vacinado, evite áreas com recomendações de vacinas (ACRV). Para saber quais são essas áreas, clique aqui: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/ACRV-FA.pdf

Skip to content