Prefeitura decreta Situação de Emergência para manutenção de serviços essenciais

O prefeito de Guaratinguetá Marcus Soliva assinou nesta quinta-feira (24/05) Decreto que reconhece Situação de Emergência no município de Guaratinguetá em razão da greve dos caminhoneiros e, consequentemente, falta de combustíveis para a frota municipal e demais insumos necessários para o funcionamento dos serviços essenciais. Com este decreto, a Prefeitura pode adquirir bens e contratar serviços de forma emergencial, dispensando o processo licitatório vigente.

Para seguir prestando os serviços essenciais, a Prefeitura conseguiu nesta quinta-feira adquirir 10 mil litros de combustíveis que serão utilizados para que os mesmos sejam continuados, como transporte sanitário, ambulâncias, UTI Móvel, SAMU, transporte coletivo e coleta de lixo.

Saúde – A partir de hoje, quinta-feira (24), a Secretaria da Saúde suspende os serviços de vigilância sanitária, epidemiológica e a circulação de veículos da secretaria que são para fins administrativos.
Os serviços do SAMU também serão mantidos, porém a Secretaria solicita o apoio da população para que os mesmos sejam de fato acionados nos casos de urgência e emergência a fim de salvaguardar a vida.

Educação – Haverá aulas normalmente no período da manhã. Já no período da tarde haverão aulas apenas nas creches. Já o Transporte Escolar não funcionará em nenhum período devido à falta de combustíveis. Na segunda-feira as aulas serão suspensas e para terça-feira será analisado se poderão retornar.

Segurança e Mobilidade Urbana – A programação das linhas do transporte público da cidade precisará ser alterada tendo em vista preservar a circulação dos ônibus e o atendimento à população. Confira abaixo:

Redução de horários para depois das 20 horas, horário de quinta-feira (24) e sexta-feira (25) e nas linhas:

Horários de partida da rodoviária.

São José
L 02 São Manoel – até 20:30
L 03 Vila dos Sargentos – até 20:00
L 04 Pindo de Ouro – até 20:10
L 05 Parque São Francisco – até 20:10
L 06 Santa Luzia – até 19:55
L 11 Santa Clara – até 19:40

Oceano
L 20 Rocinha – até 21:00
L 23 Eng. Neiva – até 20:10
L 24 Jardim do Vale – Feg -até 20:30
L 25 Jardim do Vale Zerbine -até 20:00
L 26 Jardim do Vale – Adhemar de Barros – até 19:20
L 27 Vila Rosa – até 20:00
L 28 Tres Garças – até 20:30
L 31 São Dimas Village – até 20:30
L 32 Colônia – até 20:30

No sábado e domingo, a empresa do transporte coletivo deverá interromper o transporte para economizar combustível e evitar paralisação na segunda-feira e semana seguinte.

CODESG – Os caminhões de coleta de lixo foram abastecidos hoje e têm combustível para circularem normalmente até sexta-feira. Havia um começo de bloqueio em caminhões que transportavam lixo até aterros, mas que foi desfeito, permitindo que a coleta e o transporte continuasse normalmente.

Esportes – Até sexta-feira (25), a situação continua normal. Depois disso, caso não ocorra o reabastecimento, algumas competições serão canceladas.

Fundo Social – Até sexta-feira (25) a situação continua normal.

Obras – A frota está toda abastecida e os serviços continuam no ritmo normal até amanhã, sexta-feira (25). Os caminhões terceirizados estão paralisados, por falta de combustível, pois a empresa dona dos veículos é quem fica responsável pela reposição de combustível.

Assistência Social – Carros abastecidos, frotas destinadas somente para serviços essenciais como: atendimentos, internações e abordagens noturnas. Parte da frota parada como forma de cautela para que o serviço não seja comprometido no futuro.

Meio Ambiente – As frotas de caminhões com cestos e munk da terceirizada estão trabalhando e os serviços pela cidade continuam normalmente até esta sexta-feira (25).

Defesa Civil – Restringindo saídas de veículos para apenas casos emergenciais.

Agricultura – Dois caminhões terceirizados pararam por falta de combustível, os demais estão trabalhando normalmente até sexta-feira (25).

Cultura – Até sexta-feira (25), as atividades continuam normalmente.

Veja o decreto de situação emergência: Clique AQUI