Prefeitura desenvolve ferramentas de monitoramento do Programa de Governo

26/11/2020

O programa de governo é uma ferramenta útil para o eleitor se informar a respeito das ideias e das prioridades de cada candidato. Após a eleição ele é mantido público pelo TSE. Para dar mais transparência à administração pública e prestar contas à população de forma simples e direta, a Prefeitura publica pela primeira vez em sua história realizou o monitoramento das propostas assumidas no Programa de Governo de 2016. A ferramenta criada pela Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, pode ser acessado a partir de hoje no endereço https://observatorio.guaratingueta.sp.gov.br/programa-de-governo-2017-2020/

No hotsite, o munícipe poderá acompanhar todos os projetos executados, em andamento e os que ainda devem ser iniciados, um a um. O planejamento estratégico da atual administração da cidade segue pautado pela organização financeira e responsabilidade fiscal, respeito ao contribuinte, transparência, inovação e sua capacidade de coordenação das políticas públicas para geração de empregos, qualidade do ensino, promoção da saúde, segurança, mobilidade e todas as demais entregas em benefício da sociedade.

O Programa de Governo (2017-2020) escolhido pela sociedade e começa a ser executado no início da gestão. Durante o mandato, era enviado questionários para os (as) secretários (as) para saber da situação em que se encontrava as propostas. Assim, criou-se um painel de controle online para que os munícipes acompanhem. A interatividade na consulta e o detalhamento das informações facilitam o controle da sociedade para saber o que foi ou não executado durante os quatro anos.

Site Observatório

A publicação online do acompanhamento do Plano de Governo está hospedada no site do Observatório Municipal (https://observatorio.guaratingueta.sp.gov.br/), criado nesse ano, com objetivo de reunir todas as informações que envolvam a Administração Pública Municipal.

O Observatório de Políticas Públicas fornece instrumentos à sociedade e gestores públicos para ampliar seu conhecimento sobre a cidade, para monitorar as políticas públicas, ampliar o controle social, disseminar conhecimento, elaborar diagnósticos e fornecer informações para planejar o município.

Esse repositório eletrônico tem ainda como propósito ser um local de ampla pesquisa para o meio acadêmico. Guaratinguetá possui diversas instituições educacionais que produzem saberes sobre a cidade. Abrigar essas informações num mesmo espaço é permitir que novas soluções sejam sempre implantadas a partir do conhecimento.

A atual administração prima pela transparência e controle social de suas ações. Agora, lança mais um espaço para aprimorar, junto com toda a sociedade, a cidade do futuro.