Prefeito em exercício, Régis Yasumura, recebe pedido de auxílio de produtores agrícolas de Guaratinguetá e região para reverter aumento do ICMS

07/01/2021

O Prefeito em exercício, Régis Yasumura, recebeu, nesta quinta-feira (07) na sede da Prefeitura, produtores agrícolas de Guaratinguetá e região, e a Deputada Estadual Leticia Aguiar, que solicitaram auxílio na reversão do aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos insumos e produtos agropecuários, e na energia elétrica usada no campo.

O corte do benefício para insumo agrícola de alimentos e genéricos imposto pelo o Governo Estadual resultou no aumento do ICMS de 4,4% nos produtos e de 12% na energia elétrica, ambos eram isentos antes da mudança. Apesar da suspensão provisória do aumento, os produtores realizaram o protesto em forma de “tratoraço” visando a revogação total do aumento.

O Prefeito Régis Yasumura garantiu que o pedido assinado por representantes do Sindicato Rural de Guaratinguetá, Sindicato Rural de Lorena e Piquete, Cooperativa de Laticínios Serramar, Associação Agropecuária de Guaratinguetá e COOPAVALPA (Cooperativa de Produtores de Arroz do Vale do Paraíba) será entregue ao Governo Estadual.