Os filhos ilustres de Guaratinguetá: Rodrigues Alves

07/06/2021

Iniciando a semana do aniversário de Guaratinguetá, ilustramos aqui a história de grandes nomes da nossa cidade. Vamos iniciar com a vida de Rodrigues Alves, contando um pouco de sua carreira de forma resumida. Confira:

OS FILHOS ILUSTRES DE GUARATINGUETÁ: RODRIGUES ALVES🤵‍♂️

Nascido em 7 de julho de 1848 em Guaratinguetá, Francisco de Paulo Rodrigues Alves foi o 5º presidente do Brasil. Começou sua vida estudantil em nossa cidade e deu continuidade aos estudos no ano de 1859 no internato da Escola Imperial D. Pedro II no Rio de Janeiro.

Ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo em 1866. Quando formado, ajudou a fundar a Fraternidade Primavera (Associação abolicionista para advogar causas dos escravos) em conjunto com Luiz Gama e Rui Barbosa.

Durante sua carreira política:

👉 Presidente da República

👉Presidente da Província (o que corresponde atualmente ao cargo de Governador de São Paulo – 3 vezes)

👉Ministro da Fazenda – 2 vezes

👉Senador – 3 vezes

👉Deputado Federal

👉 Promotor e Juiz de Direito em Guaratinguetá

👉 Fundou o Instituto Butantan

👉Fundou a Faculdade de Medicina de São Paulo

👉Recebeu da Princesa Isabel o título de “Conselheiro do Império”

Você sabia que ele é o criador do Instituto Butantan? 🏢🤔

Rodrigues Alves combateu com competência a epidemia de febre amarela e a epidemia de peste bubônica. Sendo um grande apoiador da ciência, criou em 1901 o Instituto Butantan.

O ano seguinte (1902) foi memorável para sua história. Em março Rodrigues Alves foi eleito presidente do Brasil, sendo o terceiro presidente civil. Depois, foi reeleito ao cargo em 1918. Um ano após a reeleição, o político veio a falecer, em 1919.

#AmorPorGuaratinguetá

Skip to content