Filhos ilustres de Guaratinguetá: Frei Galvão

13/06/2021

Antônio de Sant’ Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão foi o primeiro santo brasileiro. Nasceu em Guaratinguetá, no dia 10 de maio de 1739. Filho de Antônio Galvão de França e de Isabel Leite de Barros.

Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, enquanto o pontífice visitava o Brasil, em 11 de maio de 2007. Seu pai era Capitão-mor e pertencia à Terceira Ordem de São Francisco e a Ordem do Carmo. E sua mãe criou onze filhos, e era conhecida por sua caridade.

O santo trabalhava no comércio, e quem o conhecia sabia o tamanho de sua generosidade. Vindo de uma família rica e de influência política, viveu com seus irmãos em uma casa grande, um ambiente religioso.

Milagres

Muito conhecido entre os fiéis, as famosas pílulas milagrosas de Frei Galvão, surgiu com relatos de pessoas que já vivenciaram algum momento de grande aflição que após ingerir as pílulas tiveram milagres. Frei Galvão escreveu em três papéis pequenos, o versículo do Ofício da Santíssima Virgem.

As primeiras histórias de milagres relatam que um jovem que se retorcia com dores provocadas por cálculos. Que tomou as “pílulas” e os cálculos foram expelidos.

A pílula é um forte motivo de fé entre os fiéis por todo o Brasil.

Skip to content