Filhos ilustres de Guaratinguetá: Dr. Zerbine

09/06/2021

Euryclides de Jesus Zerbini, nasceu em 7 de maio de 1912, em Guaratinguetá. Foi um renomado médico cirurgião e professor, que fez história na cirurgia cardíaca brasileira, ele foi o primeiro médico a realizar o transplante cardíaco no Brasil, e foi o quinto cirurgião no mundo a fazer esse procedimento.

Além disso, mesmo com a falta de recursos da década de 1960, o Dr. é o responsável por desenvolver algumas tecnologias cirúrgicas que possibilitaram avançar com as primeiras técnicas de cirurgia no coração.

Em 1977 com a inauguração do Incor, o professor conseguiu realizar um de seus maiores sonhos, fundando o Instituto do Coração, um centro de excelência em cardiologia e pneumologia.

Com objetivo de promover algo ainda maior, o Dr. deu iniciativa a Fundação Zerbini, um local de nível internacional, que atende tanto no setor privado e público, sendo também hospital universitário.

No conflito da Revolução de 1932, o doutor serviu como médico, resistindo na “Última Trincheira” na fazenda Paiol. Neste acontecimento, Zerbine se destacou nos cuidados médicos de soldados que se feriram.

O Guaratinguetaense de fato viveu para salvar vidas!

Skip to content