As Sete Maravilhas de Guaratinguetá: Bairro do Gomeral

11/06/2021

Em meio à Área de Proteção Ambiental Nacional da Serra da Mantiqueira,fica o bairro do Gomeral, uma das Sete Maravilhas de Guaratinguetá. A paisagem do local é composta de altas montanhas e seus profundos vales no meio da Mata Atlântica, tornando-o uma localização popular para o ecoturismo. A área também é ponto para a observação de pássaros. O bairro está também no Caminho da Fé, 

O local abrange área que foi atribuída à ocupação dos indígenas Puris, que habitavam a Serra da Mantiqueira e Serra do Mar, sendo dizimados em razão das incursões dos bandeirantes a partir do século XVI. Os primeiros agricultores que ocuparam a área chegaram no século XVII. 

Tropeiros trafegavam pela região, indo de Minas Gerais até Paraty no caminho do ouro. O bairro era uma dos pontos de parada onde os tropeiros compravam alimento no meio de suas viagens. Na época era importante diversificar as rotas para evitar ladrões, e manter a carga segura.

A gastronomia é destaque na região, com restaurantes especializados em trutas,  cogumelos shitake e comidas caipiras.Também há várias pousadas no bairro, que abrigam visitantes principalmente na época de festas, como Festival da Truta do Gomeral, que atrai aproximadamente 12.000 pessoas.

Skip to content