Arborização incorreta pode causar danos. Confira mais informações:

29/04/2021

A arborização tem funções muito importantes na cidade, naturalmente, proporcionam muitos benefícios aos munícipes:

Essas vantagens da arborização das ruas e avenidas da cidade estão relacionados com a qualidade do planejamento para o plantio. Tentando contribuir com meio ambiente ou embelezar a frente de suas casas e vizinhança, muitos cidadãos têm ultrapassado os limites de sua propriedade e plantado árvores, em calçadas, praças, áreas verdes e canteiros centrais de avenidas. Essa atividade sem orientação técnica é capaz de causar mais prejuízos que benefícios.

O plantio de mudas inadequadas e em locais inapropriados arriscam até causar acidentes de trânsito ou com a fiação elétrica. Esse cenário está sendo visto em muitos lugares de Guaratinguetá onde foram plantadas árvores frutíferas e de copas grandes.

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) é responsável pelo plantio das mudas em áreas públicas, e possui técnicos capacitados para coordenar esse trabalho. O projeto paisagístico segue as especificações técnicas para determinação do número de sementes, das espécies arbóreas e do local de plantio mais adequado, visando obter uma melhor equilíbrio e aparência do local, além de atender às normas de segurança.

Os interessados no plantio de mudas devem realizar uma consulta à SEMA da cidade, pelo telefone (12)3133-8006 ou pelo email:sema@guaratingueta.sp.gov.br.

Skip to content