Bem Vindo ao Portal da Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá   Click to listen highlighted text! Bem Vindo ao Portal da Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Semana do Brincar

O brincar que abraça a diferença

Do dia 25 de maio à 02 de junho de 2019, Guaratinguetá receberá a 10ª Semana Mundial e a 1ª. Semana Municipal do Brincar! O tema este ano se voltou para diversidade: de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas.

A Semana busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. Afinal, as primeiras interações entre crianças acontecem durante vivências lúdicas. Conviver, se relacionar e brincar com pessoas de realidades diferentes estimula o desenvolvimento da empatia que só o contato humano pode proporcionar.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança Pela Infância e acontecerá em municípios de todo o Brasil, como forma de mobilização e compartilhamento de experiências. São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, sempre com o tema do brincar. Como sede, Guaratinguetá lançará um cronograma de atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação,
Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Esportes, a serem oferecidas a toda a comunidade.

Todas as instituições (de ensino ou não) e entidades de Guaratinguetá poderão participar da Semana, basta preencher o formulário AQUI. As atividades são gratuitas.

A abertura do evento será realizada no Centro Turístico-Cultural Luiz Carvalho dos Santos, às 9h, durante a FLIG (Feira Literária de Guaratinguetá).

Confira os Subtemas da Semana do Brincar:

Brincantes de culturas e identidades diferentes

Apresenta a possibilidade de troca, inspiração e convivência entre os vários modos de brincar existentes em cada cultura. Entre perguntas como ‘O que um curumim tem a ensinar a um brincante da cidade?’ e ‘O que podemos aprender com as crianças imigrantes?’, a ideia é conhecer as diferenças e, com isso, ter mais diálogo com elas.

Um corpo sem limites para brincar

A proposta é possibilitar uma reflexão sobre como é possível estimular a criança que tem alguma deficiência a participar da brincadeira. “Não é tão simples quanto dizer que todo mundo é igual e brinca igual, mas que todo mundo pode brincar da mesma coisa respeitando a diferença de cada um”.

Brincadeiras como exercício para a vida social

Trata do respeito a culturas diversas, da vida em sociedade. A escolha tem como motivação proporcionar reflexões sobre acolher diferentes crenças, religiões e valores espirituais, que fazem parte de uma sociedade diversa e democrática, em nome do brincar.

Brincando se constrói a cultura de paz

A dificuldade atual no estabelecimento de diálogo foi um dos pontos que motivou a escolha desse viés. “É muito importante dialogar e refletir sobre como a gente constrói a cultura de paz com a criança em um momento que ninguém está conseguindo conversar. O brincar sobre o qual falamos promove a cultura de paz”.

Repertórios diversos do Brincar

A diversidade que está na sociedade também precisa estar nas possibilidades de brincar que o adulto oferece para a criança. É de responsabilidade dos adultos fazerem a mediação e proporcionarem espaços seguros para que as crianças vivenciem o brincar livre. Quando a criança está na brincadeira livre, está em um processo de investigação. Ao mesmo tempo em que está olhando para o mundo, está elaborando perguntas, está em um processo de pesquisa, buscando respostas para suas perguntas. É aí que está a riqueza de aprendizado e desenvolvimento do brincar livre: a criança procurando suas indagações perante o mundo e brincando para resolvê-las. É importante o adulto ter esse olhar, entender como acontece esse brincar e refletir isso naquilo que ele prepara para a criança, para que ela possa viver esse processo de invenção.

Quando a diferença não é respeitada

O bullying é a evidência de quando a tolerância e o reconhecimento da diferença não se concretizam. A responsabilidade e compromisso dos adultos com as crianças e a necessidade de, se for o caso, assumirem que não sabem lidar com o bullying e buscar conhecimento para tal.

Confira abaixo as instituições que farão eventos abertos ao público na Semana Municipal do Brincar!

EMEIEF. PROFESSOR ANDRÉ FREIRE

Data: 25/05 a 29/05 de 2019

Atividade: Brincadeiras livres – o brincar pelo brincar

Público alvo: Alunos, professores, gestores e comunidade escolar em torno da escola

Endereço: Estrada Vicinal Vicente de Paula Penido s/n Colônia do Piaguí – Guaratinguetá SP

APAE

Data: 24/05 a 2/06 de 2019

Atividade: Brincar abraça a diferença

Público alvo: Toda a comunidade

Endereço: Parque ecológico e outros 2 locais

C.E.I. Francisco e Idalina Guimarães – Fazenda da Esperança

Data: 27/05 a 31/05 de 2019, nos períodos da manhã e tarde (30 à 40 minutos por atividade)

Atividade: Dança, Futebol, Brincadeiras com caixa de papelão, Modelagem com Argila, Cabra Cega, Carrinho de Mão (com a participação de um adulto de cada aluno), Seu mestre mandou, O rabo do burro, Trem de sapo, Que som é esse, Vôlei Sentado, Pega Pega/variação congelado (Socialização com as crianças do Centro Feminino da Fazenda da Esperança), Espelho, Brincando com a sombra, Gato Mia, Pula cela, Mímica (Com idosos da Casa de Repouso), dentre outras.

Público alvo: Atividades destinadas à diferentes grupos: crianças, professores, pais e familiares e comunidade.

Endereço: Rua Tupinambás, 520

EMEI Profª Anna Fausta de Moraes

Data: 27 a 31/05 de 2019 – Manhã: 8h50 às 11h/ Tarde: 15h às 16h

Atividade: Durante a semana serão desenvolvidas as seguintes brincadeiras:

Circuito: Túnel, obstáculo,desvio e rolamento: Nesta brincadeira as crianças passarão pelas quatro modalidades completando o circuito, vence quem completar o circuito primeiro.

Bolhas de sabão: Com ajuda das professoras as crianças farão uma mistura de água com detergente líquido, para brincar no pátio/jardim da escola, fazendo muitas bolhas de sabão.

Esconde esconde ao contrário: Nessa brincadeira 1 (uma) criança apenas vai se esconder e o restante sai a procura do (a) colega. Assim que achar a criança escondida quem a encontrou se esconde com ela e assim sucessivamente até a turma toda estar escondida.

Pano baal: é uma brincadeira colaborativa onde todos juntos terão como objetivo colocar a bola no buraco que será feito no pano.Todos seguram na beirada do pano e vão sacudindo lentamente até a bola cair no buraco. Em um segundo momento, pode-se mudar o objetivo da brincadeira, onde eles terão que evitar que a bola caia no buraco.

Cabra cega: O aluno é vendado com um pano no rosto. Tenta encontrar os outros coleguinhas pelo som da voz.

Faz de conta: Cada criança trás sua fantasia e brinca de acordo com a sua imaginação, interagindo com as demais crianças.

Peteca: Os pais confeccionarão as petecas em casa e virão brincar com as crianças na escola.

Passa Bambolê: Todos de mãos dadas (pais, professores e alunos) irão ter que passar o bambolê pelo corpo sem deixá-lo cair, utilizando apenas o movimento do corpo.

Público alvo: Crianças, pais e comunidade

Endereço: Rua Santa Clara, 301 – Campinho

Instituto de Proteção à Primeira Infância “Gota de Leite”

Data: 27 a 30 de maio de 2019, no período das 8h às 17h

Atividade: Brincadeiras regionais, oficinas, passeios

Público alvo: Crianças, pais e comunidade

Endereço: Rua Dr. de Souza Pinto, 27 – Centro. Guaratinguetá-SP

Escola Antonio da Cruz – Projeto “A diferença que nos une”

Data: 27 a 31 de maio de 2019

Atividade: Jogos de roda, de interação, de corrida, brincadeiras folclóricas e oficina de criação e jogo de mesa (tabuleiro)

Público alvo: Crianças, professores e comunidade

Endereço: Rodovia Paulo Virgínio, km 21

Pastoral da criança

Data: 31/05 de 2019, às 17h

Atividade: Conto de história

Público alvo: Crianças de 0 a 6 anos, irmãos e pais

Endereço: Rua jasmins, 116 – Clube dos 500

EMEI Prof Germano Antunes de Figueiredo

Data: 28 a 31/05 de 2019, a partir das 8h

Atividade: Serão desenvolvidas atividades monitoradas e livres para os alunos, tais como Dança da cadeira; Bambolê cooperativo; Baile de máscaras; Corrida de bolas; Cabo de Guerra; Dança livre entre outros

Público alvo: Crianças, professores, pais e comunidade

Endereço: Av. dos Expedicionários, s/n – Jardim do Vale

Secretaria de Cultura

Data: 25 e 26/05 de 2019, das 09h às 12h.

Atividade: Abertura oficial da Semana Municipal do Brincar ocorrerá na FLIG – Festa Literária de Guaratinguetá. A proposta é orientar e inspirar gincanas tradicionais, como cabo de guerra, amarelinha, pular corda, corrida de saco, pula elástico e paralelamente oferecer um ambiente para o brincar livre. Atividades abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Público alvo: Crianças, educadores e comunidade em geral

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 115 – Centro – Guaratinguetá

CRECHE NOVA VIDA

Data: dia 27/05 das 8h30 as 16h – oficinas e brincadeiras de rua no bairro da comunidade. do dia 28 ao dia 31/05 – serão desenvolvidas na rotina diária das crianças, oficinas de brincadeiras de acordo com os subtemas da campanha

Atividade: Mobiliação na praça do bairro com vária oficinas de brincadeira, em que as crianças, junto com seu familiares e toda a comunidade, poderão brincar resgatando brincadeiras antigas. Dentro da Intituição, muitas atividades durante todo a semana em todos os assuntos dos campos de experiências.

Público alvo: Toda a comunidade local e os alunos da Creche

Endereço: Praça Esmeralda, 106/112 – Jardim Aeroporto

Creche Maria Senna Bittencourt

Data: De 27 a 30/05, atividades dentro da creche. Dia 31/05, atividades na rua com a presença dos pais e comunidade

Atividade: Vários tipos de brincadeiras dirigidas pelos professores e monitores.

Público alvo: Crianças, professores, pais e comunidade

Endereço: Pç. Benedito Perpétuo de Oliveira s/n

Secretaria de Esportes

Data: 28/05 a 02/06 de 2019

Atividade: Brincando de Esporte em Família

Público alvo: Crianças, professores e familiares

Endereço: Dia 25 e 26 – Das 9h as 12h – Espaço Multiuso

Dia 28 – Das 8h às 10h – Escola Caloi/Pedrinhas

Dia 29 – Das 8h as 18h – Ginásio Municipal de Esportes/ Dia do Desafio

Dia 30 – Das 10h às 11h: Escola Zezé Figueiredo/Tamandaré -14h às 15h: Escola Zezé Figueiredo/Tamandaré

Dia 31 – Das 8h às 10h: Escola Maria Aparecida Ribeiro/Cohab – Das 14h às 15h: Escola Maria Aparecida Ribeiro/Cohab

Dia 01 e 02 – Das 9h às 12h – Parque Ecológico

Casa da Criança – Creche “Chico Xavier”

Data: todos os dias, das 14h às 17h

Atividade: Circuito de pneu/Carrinho de caixote, Bolha de sabão/Ciranda de roda, Seu mestre mandou/Corrida sentado, Amarelinha/Vai e vem, Dança da cadeira/Corda/Corre cotia

Público alvo: Todos os públicos, sem distinção. Crianças, adultos, idosos, universitários, jovens, comunidade em geral.

Endereço: Institulo Lucas Amoroso, Casa da Criança – Creche “Chico Xavier”, Praça Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes, Casa de Repouso Santa Isabel

EMEI Profª Virgulina Machado

Data: 27 a 31 de Maio – das 8h às 11h e das 13:30h às 16:30h.

Atividade: Passa bastão; Coelhinho sai da toca; Dança da cadeira; Tunel do tempo; Bola ao alvo e ao cesto; Batata quente; Corda; Pular a distância e alturinha; Passa a bola; Confecções de brinquedos; Corrida do saco; Cabo de guerra; Gincana com a família; Corrida ovo na colher; Proteja a bexiga; Siga o caminho; Equilíbrio nas cores; Brincadeiras com peteca; Vivo/morto; Bambolê; Maçã escondida e Rabo do gato.

Público alvo: Crianças, professores e pais dos alunos.

Participe!

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide
Acessibilidade
Click to listen highlighted text!