Secretário de Turismo do estado confirma investimentos e título de Estância à Guaratinguetá

07/03/2018

O Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Sr. Fabrício Cobra Arbex, afirmou na manhã desta quarta-feira, 07 de março, que a Prefeitura de Guaratinguetá vem cumprindo todas as etapas para ratificar o título de Estância Turística, além de seguir com os investimentos estaduais que chegaram à ordem de R$ 10 milhões nos últimos dois anos.

A afirmação foi dada na visita feita pelo Secretário à cidade, como parte de uma fiscalização do Governo do Estado nas obras com investimentos turísticos em São Paulo. São diversos projetos em andamento para a profissionalização e crescimento do turismo em Guaratinguetá, dentro do Plano Diretor de Turismo que está sendo elaborado. São eles: o Centro Multiuso, Receptivo Turístico no Centro da Cidade; o projeto de reforma do Mercado Municipal; o envolvimento da comunidade no acolhimento ao turista; a implementação de portais e reestruturação na região do Gomeral, além das ações para ampliação do turismo em suas diversas áreas: religiosa, histórica, ecológica, rural e de aventura.

Participam da reunião da manhã desta quarta-feira o Secretário Municipal de Turismo da cidade (Felício Murade), o secretário municipal de Planejamento (Rodrigo Muassab), o Sub-secretário de Planejamento (Marcelo San Martin), o Engenheiro da Prefeitura Arnaldo Guimarães, coordenadora de projetos da Prefeitura (Mariana Maita), o Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Luiz Antônio Rodrigues), e representantes da imprensa. O prefeito Marcus Soliva já tinha estado em diversas reuniões em São Paulo com o secretário para buscar solicitações e recursos para incrementar o potencial turístico de Guaratinguetá.

Título

Estância turística é um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Devem dispor de infra-estrutura e serviços dimensionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo. Guaratinguetá recebeu o título de Estância Turística em 2013.