Secretaria de Esporte apoia “Corrida de Orientação”

05/02/2019

A equipe da Orientação Guará com o apoio da Secretaria de Esportes sai na frente e pela primeira vez no Estado de São Paulo realiza um Circuito de Orientação Noturna, com inicio na próxima sexta-feira(08), às 20h30.

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. O praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

É um esporte distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, um componente mental e lúdico capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades.

A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

A característica própria do Esporte Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o tempo. Isso exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc.

Imagine tudo isso sendo realizado sob o luar.

Inscrições e informações pelo e-mail: inscricao@orintacaoguara.com.br, ou pelos telefones (12) 997877781 e (12) 991236157.

Skip to content