Reunião sobre Reserva Particular de Patrimônio Natural da Serra da Mantiqueira acontece na próxima terça

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o GT Mantiqueira, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do GT RPPN do CONAPAM – Conselho da APA da Mantiqueira, está organizando e sediará no dia 26.09.2017, próxima terça-feira, das 8h30 às 17h00, no Hotel Lotus (Rua Abílio Coré, 251 – Chácara Selles), nesta cidade, o Seminário sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN da Serra da Mantiqueira, com a presença confirmada do Secretário Estadual do Meio Ambiente Maurício Brusadin, na abertura do evento.

O Seminário de RPPN tem como objetivo agregar proprietários de áreas rurais informando sobre a importância de ter uma RPPN em sua propriedade e fornecendo orientação sobre o processo oficial dessa modalidade de Unidade de Conservação, e o GT Mantiqueira tem como um dos objetivos ampliar o interesse da sociedade pela recuperação proteção e conservação da biodiversidade da Serra da Mantiqueira, e contará com extensa e variada programação, incluindo debates e palestras, além da participação de diversas autoridades municipais e estaduais.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural, ou RPPNs, são unidades de conservação (UCs) criadas pela vontade dos proprietários de terras, que decidem certificar parte de sua propriedade em uma RPPN e assumem compromisso com a conservação da natureza, pois as RPPNs são importantes para proteger as riquezas naturais e ambientes históricos, além de ajudar na proteção da água, na regulação do clima, na conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de pesquisas científicas dentre outros, sendo que atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa também são permitidas nas reservas ambientais. Ao criar uma RPPN, o proprietário de terra se torna um importante aliado da conservação da natureza, somando esforços às políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável regional.