Reunião do CONAPAM aprova Plano de Manejo da APA da Serra da Mantiqueira

22/03/2018

A validação do Plano de Manejo da APA – Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, depois de cerca de 09 (nove) anos de trabalho, aconteceu no dia 13 de março de 2018, em Pindamonhangaba, durante a Reunião Ordinária do CONAPAM (Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira), que através de seus Conselheiros, validou a versão final do documento que é de extrema importância para a gestão da Unidade de Conservação que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Plano de Manejo da APASM tem como objetivo regular sobre o zoneamento e o planejamento ordenado das ações, de modo a garantir a preservação dos recursos naturais, compatíveis com a sustentabilidade socioeconômica local.

Financiado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) o plano foi conduzido pela empresa Detzel Consulting com ampla participação da sociedade civil organizada ao longo desses anos e dos Conselheiros do CONAPAM, no qual a Prefeitura de Guaratinguetá ocupa uma cadeira titular, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no segmento do Poder Público – Prefeituras.

O Plano de Manejo foi apresentado pelo engenheiro florestal Valmir Augusto Detzel. Ele destacou que a elaboração do plano foi feita respeitando a missão e a visão da APA Mantiqueira, garantindo a conservação do conjunto paisagístico e cultural regional. O especialista explicou que era importante desenvolver um plano que atendesse não apenas a conservação da Mantiqueira, mas, sobretudo, que garantisse a sustentabilidade aos proprietários da APA.

Após a apresentação final do documento por parte do Sr. Valmir Detzel, fundador da Detzel Consulting, o Chefe da APASM, Sr. Virgílio Ferraz, agradeceu o trabalho e dedicação de todos os envolvidos no processo, e informou que, após o prazo final para os ajustes técnicos, o plano será encaminhado para Brasília para publicação da portaria que venha a regulamentar documento.

 

Skip to content