Prefeitura realiza audiência pública para elaboração da LDO e LOA 2019 nesta segunda-feira

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria da Fazenda, está realizando neste mês audiências públicas em que serão recebidas da comunidade as propostas para elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) para o exercício de 2019.

Nesta segunda-feira (19), o local será o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) – Avenida João Rodrigues Alckmin, S/N – Parque do Sol, às 19h30. Confira abaixo todas as datas e os locais das audiências:

• 19/03/2018 (Segunda-feira) – 19h30 – CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) – Avenida João Rodrigues Alckmin, S/N – Parque do Sol.
  • 21/03/2017 (Quarta-feira) – 19h30 – Escola Profª. Maria Aparecida Broca Meirelles (Rua Álvares Cabral, 321, Campo do Galvão).
  • 23/03/2017 (Sexta-feira) – 19h30 – Espaço VivArte – Rua Guaranis, 121, Pedregulho.

A realização das audiências atende aos termos dos artigos 142 / 142-A, inciso II e 142-B, todos da Lei Orgânica do Município no. 1, de 5 de abril de 1990 – Sessão III – Do Orçamento.

O que é a LDO

Como as próprias letras dizem, trata-se de um Projeto de Lei que determina as Diretrizes (orientações) Orçamentárias, onde estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte ao da criação da mesma. Ela orienta a elaboração do Orçamento da Prefeitura onde pode alterar a legislação tributária Municipal e estabelecer políticas de aplicação dos recursos em projetos que viabilizem nossa cidade. Como se trata de uma proposta de lei, após esta ser aprovada pela Câmara, a Secretaria da Fazenda elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com as Secretarias Municipais / Arsaeg e Câmara Municipal.

O que é a LOA

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma das peças que compõem o planejamento orçamentário do Poder Executivo. A LOA prevê o orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e investimentos das empresas públicas, além de detalhar todos os gastos para o próximo ano. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte.