Prefeitura realiza 2º Encontro dos Conselheiros Municipais de Guaratinguetá

12/11/2019

A Prefeitura realizou nesta terça-feira (12) o 2º Encontro dos Conselheiros Municipais de Guaratinguetá, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A pauta de debate entre todos os envolvidos com os Conselhos Municipais foi a minuta de lei do Participa Guará, desenvolvido pela Secretaria de Governo para fomentar a participação comunitária e o desenvolvimento local na cidade. E também a minuta de lei que cria a Casa dos Conselhos, um local que concentrará todos ou a maioria dos Conselhos Municipais de Guaratinguetá.

Os conselhos foram criados com o objetivo de possibilitar a inclusão de amplos setores sociais nos processos de decisão pública, fornecendo condições para o fortalecimento da cidadania e para o aprofundamento da democracia. Sua composição deve incorporar representantes do governo e da sociedade civil.

A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. Assim como reconhecer que ser conselheiro é exercer o protagonismo do processo de consolidação da democracia em nosso país.