Prefeitura lança projeto para prática esportiva para pessoas com deficiência

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, lança novo projeto, “Esporte Especial”, com objetivo principal de incentivar a prática esportiva e incluir na socidade pessoas com deficiência. O projeto oferece atividades de segunda à sexta-feira, duas vezes por semana, no período da manhã e tarde, para pessoas acima de 07 anos.

São vagas em 06 modalidades diferentes: atletismo, caminhada, capoeira, esportes radicais (skate e patins), ginástica rítmica e tênis de mesa. As aulas serão monitoradas por educadores físicos e, caso haja necessidade, a presença do cuidador familiar será requisitada.

Para realizar a inscrição, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Esportes, que fica na Rua Luiz Pasteur, s/nº, no bairro do Pedregulho (telefone 3122-4010). No ato da inscrição, será preenchida uma ficha cadastral com dados informativos que incluem o tipo de deficiência, grau de independência, mobilidade, entre outros dados. Vale ressaltar que serão atendidas todas as deficiências.

O projeto, por entender a importância da prática esportiva na formação e desenvolvimento, auxilia os alunos na melhoria da condição física e motora, na integração e na participação através do convívio em grupo, além de conscientizar as pessoas, através do conhecimento, sobre os seus direitos e deveres. E oferece também encontros para orientações nutricionais e uma visita ao Centro Paraolímpico Brasileiro, no segundo semestre de 2018.

O “Esporte Especial” conta com parceiros para realização do projeto, entre órgãos públicos, organizações sociais de Guaratinguetá envolvidas com questões de pessoas com deficiência e instituições de ensino públicas, privadas e voluntárias.