Prefeitura inicia obra de reforma do Posto de Saúde do Jardim do Vale

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou a reforma da unidade de saúde do bairro Jardim do Vale, na Rua Dinah Mota Runha s/nº. A obra está sendo feita pela empresa contratada pela prefeitura, a EcoVale Construção, com um investimento de R$213.627,13. A previsão de término é de três meses. Por enquanto, os atendimentos estão sendo feitos de forma provisória em um local apropriado, na Rua Expedicionário Carlos José de Godoy, 121 – Jardim do Vale

O posto do Jardim do Vale estava em condições precárias, chegando a ficar com salas alagadas durante período de chuvas. No local, está sendo feita a reforma em todo o telhado, com restauração da laje e serão acrescentados diversos condutores para captação da água da chuva, com capacidade maior dos existentes, com 150 milímetros. Também será criado um novo banheiro para atendimento ao consultório de enfermagem e outros dois espaços, tendo um novo local para entrega de leite. Outras alterações serão: restauração da fachada, manutenção de piso e calçada e pintura de toda a unidade, com as cores de Guaratinguetá.

Atualmente, o posto realiza uma média de 3.500 procedimentos por mês e conta com 22 Funcionários. A unidade abriga duas Equipes de Saúde da Família: Contando com 2 médicos, 2 enfermeiras, 4 técnicas de enfermagem e 12 agentes comunitários de saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

São realizados pela unidade os seguintes serviços: Acolhimento; Acompanhamento de gestante e do bebê; Curativos; Consulta de enfermagem; Consulta médica; Dispensação de preservativos e contraceptivos; Imunização (Vacinas); Grupos de Educação em Saúde; Nebulização; Realização de Exames preventivos (câncer de colo de útero); Teste rápido de gravidez.

No total, Guaratinguetá possui 18 postos de saúde e tem uma extensão do posto do São Manoel. Há previsão de reforma para todos os postos, porém, ainda sem data definida.