Prefeitura de Guaratinguetá informa reajuste na tarifa do transporte coletivo

A Prefeitura de Guaratinguetá informa que o bilhete de transporte coletivo na cidade passará por uma alteração em seu valor, que aumentará de R$ 3,20 para R$ 3,50, a partir do dia 7 de dezembro de 2017. A readequação de 9, 38% ocorrerá em virtude dos custos de variação do INCP (11,8%), dos aumentos de salários (14,22%) e combustível (17,62%), e surge como medida para evitar um colapso no sistema de transporte coletivo de acordo com a análise da comissão tarifária.

Antes de ser aprovada e autorizada, a readequação passou por uma análise de custos por parte da comissão tarifária, como explica o prefeito Marcus Soliva: “ No começo de meu mandato não autorizei o reajuste, pois precisávamos acompanhar a evolução dos custos pela nossa comissão tarifária, e mesmo porque pretendíamos ter realizado o processo licitatório já no primeiro semestre deste ano, e eu não pretendia aplicar reajuste por estes motivos.”

O reajuste segue os valores praticados em outros municípios da região, como Lorena (R$ 3, 50) e Taubaté (R$ 3,50 – com subsídio de R$ 0,50 da Prefeitura), e está abaixo do preço em exercício em cidades como São José dos Campos = R$ 4,10 e Pindamonhangaba = R$ 3, 90.

O prefeito Marcus Soliva detalha os próximos passos e principais objetivos da mudança: “O próximo passo será a realização da licitação do transporte coletivo, que esperamos que aconteça nestes próximos 2 meses, sendo que já sinalizamos o valor que deverá ser o aceitável para a próxima concessionária. Nosso objetivo principal para a nova licitação é a modernização da frota, a melhoria do transporte coletivo, priorizando o menor preço do bilhete.”