Prefeitura de Guaratinguetá assina Decreto para preservação do centro histórico

O Prefeito Marcus Soliva assinou na tarde de hoje (17) o Decreto 8270/2017, que trata da preservação do patrimônio do centro histórico de Guaratinguetá. O documento representa um marco para a cidade, uma vez que torna a Prefeitura, em conjunto com a comunidade, responsável pela preservação do patrimônio arquitetônico e histórico-cultural.

Participaram do evento o Prefeito Marcus Soliva, o Secretário do Planejamento Nazem Nascimento e o Secretário da Cultura Luiz Carvalho, responsável pela criação do projeto que originou o Decreto. Esteve presente também a Diretora do Museu Frei Galvão Thereza Maia que, junto ao seu marido Tom Maia, contribuiu para a a estruturação da proposta. A formulação do documento contou, ainda, com a colaboração do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).

O objetivo do Decreto 8270, assinado no Museu Conselheiro Rodrigues Alves, é resgatar a arquitetura do centro da cidade, valorizando a história de Guaratinguetá e fomentando o turismo. Desta forma, os casarões e comércios do centro (prédios históricos) serão obrigatoriamente preservados, contando com o apoio da Prefeitura por meio de leis de incentivo, da Secretaria do Planejamento e da Secretaria da Cultura que, desde o início de 2017, atuou continuamente para essa conquista. Os estabelecimentos comerciais que desejarem resgatar sua fachada também receberão este apoio.