Bem Vindo ao Portal da Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá   Click to listen highlighted text! Bem Vindo ao Portal da Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Prefeitura de Guaratinguetá assina Decreto para preservação do centro histórico

O Prefeito Marcus Soliva assinou na tarde de hoje (17) o Decreto 8270/2017, que trata da preservação do patrimônio do centro histórico de Guaratinguetá. O documento representa um marco para a cidade, uma vez que torna a Prefeitura, em conjunto com a comunidade, responsável pela preservação do patrimônio arquitetônico e histórico-cultural.

Participaram do evento o Prefeito Marcus Soliva, o Secretário do Planejamento Nazem Nascimento e o Secretário da Cultura Luiz Carvalho, responsável pela criação do projeto que originou o Decreto. Esteve presente também a Diretora do Museu Frei Galvão Thereza Maia que, junto ao seu marido Tom Maia, contribuiu para a a estruturação da proposta. A formulação do documento contou, ainda, com a colaboração do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).

O objetivo do Decreto 8270, assinado no Museu Conselheiro Rodrigues Alves, é resgatar a arquitetura do centro da cidade, valorizando a história de Guaratinguetá e fomentando o turismo. Desta forma, os casarões e comércios do centro (prédios históricos) serão obrigatoriamente preservados, contando com o apoio da Prefeitura por meio de leis de incentivo, da Secretaria do Planejamento e da Secretaria da Cultura que, desde o início de 2017, atuou continuamente para essa conquista. Os estabelecimentos comerciais que desejarem resgatar sua fachada também receberão este apoio.

About the author /


rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide
Acessibilidade
Click to listen highlighted text!