Operação Campo Limpo coleta embalagens vazias de defensivos agrícolas em Guaratinguetá

No dia 19 de outubro os agricultores de Guaratinguetá poderão entregar, na sede da Secretaria Municipal da Agricultura, as embalagens vazias de defensivos agrícolas. A coleta será realizada das 9h às 16h na Rua Alberto Barbeta, nº 1400, no bairro Jardim Coelho Neto.

A ação é parte da “Operação Campo Limpo”, realizada pela Associação Agropecuária, Sindicato Rural, Cooperativa de Laticínios Serramar, InPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) em parceria com as Prefeituras de Guaratinguetá, Lorena, Cunha e Lagoinha.

Para descartar as embalagens é necessário apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e, no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.

A entrega desse tipo de material atende a uma determinação da legislação ambiental brasileira, que estabelece que todas as embalagens de defensivos agrícolas devem ser encaminhadas para pontos de coleta autorizados, dentro do prazo de um ano após a compra do produto, para evitar riscos de contaminação do meio ambiente. O descumprimento da regra implica em penalidades e multa.

[Foto: Coleta realizada em Lorena no mês de setembro – Crédito: Hyanne Patrícia / Assopec]