Guaratinguetá recebe Prêmio “Estrada Sustentável”

english text to speech voices
A Prefeitura de Guaratinguetá foi premiada, quinta-feira,10, pela CCR Nova Dutra, no Programa "Estrada Sustentável".
O Projeto "Área Experimental de Compostagem", da Prefeitura, foi considerado uma prática inovadora que pode ser replicada em outros municípios.
Desde outubro de 2013, a Prefeitura vem desenvolvendo o projeto, que consiste na coleta de resíduos orgânicos (restos de verduras, legumes e frutas) das feiras livres de quarta e sábado.
O material recolhido, no final da feira, cerca de 900 kg por semana, é transportado para a área de compostagem, que fica no bairro Pingo de Ouro. Lá ele é recoberto com o material triturado de restos de podas de árvores e limpeza de jardins da cidade. Depois de 90 dias, esse material se transforma em composto orgânico que é utilizado nas hortas das escolas que desenvolvem o Programa "Horta Educativa" e também é utilizado nos plantios feitos pela Prefeitura.
Os benefícios são muitos, como por exemplo: redução de gastos com a disposição de lixo no aterro sanitário, destinação adequada para os restos de podas e limpeza de jardins, redução de gastos com adubo no plantio de árvores, além do fator ambiental educativo sustentável que pode ser disseminado para toda a sociedade.
O projeto tem participação da SAEG, CODESG e das Secretarias de Serviços Urbanos, Agricultura, Obras e Educação, coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente.