Guaratinguetá mobiliza a cidade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

Neste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA – Guaratinguetá) realizam a campanha de mobilização alusivo ao dia de 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes) – com workshop, visita às escolas, creches e organizações da sociedade civil e caminhada.

A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população a respeito da importância da defesa de crianças e adolescentes

PROGRAMAÇÃO:

O primeiro evento marcado é o Workshop de Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes que acontecerá no dia 17 de maio, quinta-feira, das 08h às 11h, na Câmara Municipal de Guaratinguetá. O workshop é indicado para famílias e profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes. A programação é:

8h00 – Abertura: CMDCA

8h10 – Mesa Redonda

Tema: Diagnóstico da situação de violência sexual a criança e adolescente no município

• Participantes da mesa:
  • Representante do Conselho Tutelar
  • Representante da Delegacia de Polícia;
  • Promotoria da Infância e Juventude do Município – Dra. Anna Claudia Campos da Costa Galvão;
  • Vara da Infância e Juventude do Município;
  • SMAS

9h00 – Mesa Redonda

Tema: Como identificar a situação de violência

Participantes da mesa

• Conselho Tutelar – Mireli Betti
  • Antonio Augusto Pinto, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Pós Doutor em Psicologia Clínica pela USP

9h50 – Mesa Redonda

Tema: O que podemos fazer?

Participantes da Mesa

• Representante da Secretaria de Educação
  • Representante da Secretaria de Saúde
  • Representante do CMDCA

10h40 Síntese

Atividade: Apresentação do resumo das discussões para elaboração de plano de ação.

10h55 – Encerramento

Dia 18 – Caminhada “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”

A caminhada acontecerá na sexta-feira, Dia Nacional da Campanha, das 8h às 11h, com saída da Avenida Presidente Vargas e será finalizada na Praça Conselheiro Rodrigues Alves. Neste dia, as escolas públicas, particulares e organizações da sociedade civil estão mobilizando crianças e adolescentes para participação.

Visitas nas Escolas e Organizações da Sociedade Civil

A campanha terá continuidade no decorrer do ano de 2018, com visitas de profissionais do CRAS nas escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares e organizações da sociedade civil para abordar o tema e o orientar as crianças e adolescentes de como denunciar. O agendamento será feita pelo CRAS a partir do dia 21/05.

Memória

A data de 18 de maio foi escolhida para lembrar o “Crime Araceli”. Em 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, então com oito anos, foi sequestrada, violentada e morta em Vitória (ES). Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. Os suspeitos, até hoje, não foram punidos.

Caso queira realizar alguma denúncia, ligue anonimamente no DISQUE 100. Sua identidade será preservada!