DICA – NOVEMBRO AZUL

16/11/18

A Secretaria de Saúde tem mobilizado toda a equipe para a Campanha Novembro azul, mês de conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana Alves, listou algumas orientações para evitar o surgimento do câncer. Confira as dicas:

– Inclua no cardápio alimentos como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, espinafre, soja, feijões, repolho, molho de tomate, abóbora, cenoura, goiaba vermelha, melancia, linhaça dourada, semente de chia, chá verde, cebola e alho, castanha-do-pará, nozes, amêndoas, aveia, farinha de linhaça, sementes de chia, sementes de abóbora, suco de uva natural, frutas cítricas como laranja , limão, acerola, abacaxi, maracujá, uvas pretas, roxas e tempero cúrcuma, chocolate amargo (70 % cacau), todos contém substâncias preventivas ao câncer.

– Limite o consumo de alimentos refinados, substituindo-os pelas versões integrais.

– Evite o consumo de excessivo de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura vegetal hidrogenada.

– Consuma alimentos ricos em fibras.

– Evite o consumo rotineiro de carnes de churrasco muito bem passadas, pois nesse processo formam-se Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) que está relacionado ao surgimento de vários tipos de câncer.

– Limite o consumo de embutidos, pois contém Nitritos e Nitratos , opte por proteínas mais saudáveis: peito de frango , carnes magras, ovo ou queijo branco fresco.

– Evite o consumo de alimentos e bebidas em embalagem plásticas e jamais usá-las para aquecer alimentos, pois o plástico libera uma substância chamada bisfenol A entre outras, que, quando consumida em excesso, pode causar anomalias hormonais e diferentes tipos de câncer.

– Mantenha o peso saudável, pois homens acima do peso e que foram diagnosticados tardiamente com câncer de próstata têm menos  chances de cura da doença do que homens com peso saudável.

– Pratique uma atividade física regular (pelo menos 30 minutos três vezes na semana).

– Não fume e não consuma bebida alcoólica em excesso.

– Não se alimente em excesso.

– Controle o estresse.

Skip to content