Conheça um pouco mais sobre Museu Rodrigues Alves

01/10/2019

O museu Rodrigues Alves é um importante ponto turístico de Guaratinguetá. Localizado no Centro da cidade (Rua Dr. Moraes Filho, nº 41) o museu oferece aos visitantes um grande acervo da vida de Rodrigues Alves.

Foi inaugurado em 1979, por uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, e se localizava no bairro do Pedregulho. Em 1982 foi transferido para o atual imóvel, casa onde viveu Rodrigues Alves, que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Após passar 8 anos de portas fechadas, recebendo inúmeras reformas e melhorias, no ano de 2017 foi reaberto.

Atualmente o museu oferece aos visitantes um grande acervo sobre a vida de Rodrigues Alves, incluindo sua história na cidade. Conta também com móveis que os pertenciam, títulos conquistados, documentos, livros que fizeram parte de sua biblioteca particular, peças comemorativas e objetos que representam a história local.

O museu funciona de segunda a sexta, das 9h ás 16h, e conta com guias que mostram ao visitante toda a história que contém no museu.

Clique aqui e confira as fotos.

Skip to content