Câmeras vão auxiliar na Segurança da cidade

Apesar da segurança pública ser responsabilidade do Estado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, tem elaborado o plano de implantação das câmeras de monitoramento na cidade. De acordo com o cronograma estipulado no Processo Licitatório, a expectativa é que novembro os equipamentos já estejam operando no município. O investimento será, para cinco anos, de R$ 4 milhões e 800 mil reais, sendo 80 mil reais por mês.

O Centro de Operações Integradas (COI) será instalado na sede da secretaria que irá concentrar equipes da Prefeitura de Guaratinguetá, Trânsito e Fiscalização de Postura, dentre outras. A expectativa é que os agentes estejam monitorando 24 horas as 40 câmeras instaladas nas vias municipais, observando qualquer necessidade de intervenção.

Segundo o Secretário Marco Antônio de Oliveira, os lugares que receberão, à principio, os equipamentos serão as principais avenidas e área central. Além disso, nas divisas com cidades vizinhas haverá portais eletrônicos que facilitará a obtenção de informações de algo ilícito, envolvendo veículos que adentrarem no município, sendo tal dado obtido através do convênio que está sendo firmado entre município e Estado através do DETECTA, programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Após a implantação, a Prefeitura contará também com a participação da população apresentando sugestões e denúncias de qualquer ação suspeita.