Ação da Defesa Civil orienta população para a prevenção de enchentes em Guaratinguetá

A Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá, por meio da Defesa Civil e Serviço Municipal de Trânsito, com apoio da Polícia Militar, realizou na tarde desta terça-feira (17) uma ação preventiva voltada à orientação aos munícipes para a prevenção de enchentes em Guaratinguetá.

A ação foi desenvolvida na Avenida Ariberto Pereira da Cunha com a distribuição de panfletos, manual do cidadão e cartilha de Defesa Civil para crianças. Esse material entregue é relacionado às ações preventivas e como proceder em casos de emergência durante fortes chuvas.

Várias dicas foram transmitidas a comunidade, dentre elas:

• Quando houver tempestades com raios: fique longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica, não segure objetos pontiagudos ou de metal, nunca utilize o telefone ou outros aparelhos que estejam ligados a tomadas;
  • Estando no meio de uma enchente: evite contato com a água, pois pode estar contaminada, evite andar em ruas alagadas, lembrando que a força das águas em ladeiras é incontrolável;
  • Durante tempestades: não permaneça em campos de futebol ou quadras, dentro de piscinas, lagos ou no mar.

Durante a ação preventiva pode-se observar que pessoas de diversos bairro de Guaratinguetá receberam o material educativo. Nos próximos dias novas atividades serão desenvolvidas, buscando conscientizar ainda mais a população guaratinguetaense sobre a importância de atitudes que, não só venham a preservar o meio ambiente, como também busquem preservar a integridade física das pessoas.