Abertura da Leite Show surpreende com anúncio de Outorga para produtores da Colônia do Piagui e Lemes

25/10/2018

Na noite da última quarta-feira (24), teve início, em Guaratinguetá, a Leite Show, uma das maiores exposições de gado leiteiro do Brasil. Com presença ilustre do Secretário Estadual de Agricultura, Francisco Jardim, e na companhia do Prefeito Marcus Soliva e Secretário Municipal da Agricultura Julio Ramos, se deu a abertura do evento, que acontece na cidade de forma estratégica, já que Guaratinguetá é a maior produtora de leite do estado de São Paulo. Compareceram também o vice-prefeito, Régis Yasumura, o Presidente da Cooperativa Serramar, Pedro Guimarães e demais parceiros do evento.

A programação continua até o próximo sábado, 27 de outubro, e conta com etapa do circuito nacional das raças Jersey e Holandês. Além disso, a abertura da Leite Show contou com homenagem à Marcos Martinelli, da CATI Regional de Guaratinguetá, e com a divulgação da concessão da Outorga de uso da água na Microbacia Hidrográfica do Rio Piagui.

O documento, publicado em 18 de outubro no Diário Oficial do estado, concede o uso da água aos produtores dos bairros da Colônia do Piagui e dos Lemes, abastecidos pelo Rio Piagui. A Outorga beneficia inúmeros proprietários rurais de uma área de aproximadamente 1.300 hectares, de forma que eles passam a ter segurança hídrica para a produção de alimentos. Segundo o Secretário Municipal da Agricultura, Julio Ramos, “trata-se de uma área de extrema importância para o município e a região, pois nesse perímetro irrigado são produzidos alimentos para abastecer, anualmente, mais de 150.000 pessoas”.

Além disso, outras vantagens envolvem a concessão do documento, como acesso ao crédito rural, capaz de beneficiar mais de 100 famílias em atividades que incluem a produção de arroz, hortaliças, criações de bovinos e pesqueiros. Levando em conta a complexidade e a quantidade de produtores envolvidos, a concessão da Outorga Coletiva do Perímetro Irrigado do Piagui pode ser considerada um procedimento inédito em São Paulo.

Para conferir a programação completa dos próximos dias da Leite Show, clique AQUI.
Para cobertura fotográfica da abertura do evento, clique AQUI.